Durante visita à 16ª edição da ExpoSoja, realizada no distrito de Nova Santa Rosa, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou nesta quinta-feira (08/05) a importância da feira para o agronegócio não apenas do estado, mas de todo o país. O evento segue até esta sexta-feira (09/05) e deve movimentar mais de R$ 1 bilhão em negócios, segundo estimativas do governo estadual.

Fonteles elogiou a força dos produtores da região, especialmente das famílias vindas do Sul do Brasil, que acreditaram no potencial do cerrado piauiense e transformaram a Nova Santa Rosa em um exemplo de organização, produtividade e uso de tecnologia no campo. “São 48 famílias que se uniram, com áreas de 500 a 2.000 hectares cada, produzindo com eficiência, gerando trabalho, renda e movimentando a economia com muita coragem e dedicação”, afirmou.

O governador destacou ainda o apoio do Estado em áreas estratégicas, como infraestrutura, regularização fundiária e distribuição de energia, essencial para a nova fase da agroindústria na região.
Ele também defendeu o fortalecimento da educação profissionalizante, visando preparar mão de obra qualificada para acompanhar o avanço do setor.Um dos anúncios feitos por Fonteles durante a visita foi a redução do ICMS para a venda de maquinários durante a Expo Soja, medida que já havia sido adotada na Expo Ap, em Teresina. “Esse incentivo fiscal é fundamental para fomentar mais negócios. Acreditamos que isso vai contribuir para que esta edição supere o volume financeiro do ano passado”, pontuou.
A ExpoSoja é considerada uma das principais feiras do agronegócio do Nordeste, reunindo produtores, empresários e autoridades em Uruçuí, no extremo sul do Piauí, para debater soluções, atrair investimentos e fortalecer o setor.