Executado pela Secretaria das Cidades (Secid), a obra de urbanização da área do Porto Piauí, em Luís Correia, deve ser entregue até o fim do próximo mês. O projeto consiste na construção de um pátio de mercadorias em piso intertravado com peças pré-moldadas de concreto, abrangendo uma área total de 53 mil metros quadrados. Com isso, será possível o recebimento de todos os tipos e tamanhos de cargas paletizadas, em containers e a granel, além de mercadorias especiais.
A área também abrange um estacionamento que facilitará o acesso ao local. Além disso, a Secretaria das Cidades (Secid) está concluindo a iluminação desse pátio e para concluir falta a pavimentação de 2.000 m². O investimento total na urbanização da área adjacente ao porto, bem como a construção do pátio, é de mais de R$ 13 milhões.
“Essa obra tem como principal objetivo proporcionar as condições de apoio logístico ao terminal pesqueiro que vai ser implantado, de forma a suprir suas necessidades de área de armazenagem do porto, além de ter capacidade de efetuar o desembaraço aduaneiro para o despacho das cargas prevista”, explica o diretor de Obras e Projetos Urbanos da Secid, Osvaldo Leôncio.
O Governo do Estado vem, desde 2021, desenvolvendo projetos estratégicos visando mudar a atração de investimentos tanto no setor de pesca como no turismo no norte do estado. Nesse contexto, está aproveitando as instalações do Porto de Luís Correia já implantadas e com isso busca firmar uma rede de cooperação com a comunidade pesqueira daquela região.
“A implantação de um terminal pesqueiro na cidade de Luís Correia deverá proporcionar uma atualização desses procedimentos produtivos na cadeia do pescado que já vai melhorar significativamente a renda das famílias que trabalham nesse mercado. Nosso trabalho com a obra do pátio é garantir as condições adequadas para o funcionamento do terminal”, comenta Osvaldo.