Mercado

Exportações de arroz em casca mantiveram alta em maio

As importações totalizaram 127,8 mil toneladas em maio, apresentando um aumento de 13% em relação ao mês anterior e um incremento de 24% em relação a maio de 2022

Exportações de arroz em casca permaneceram em alta.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado do arroz em casca no estado do Rio Grande do Sul tem apresentado baixa liquidez.

Isso se deve ao posicionamento retraído da maioria dos produtores, que indica que os preços atuais não são suficientes para cobrir os altos custos de produção. Como resultado, as negociações estão limitadas a pequenos lotes.

Enquanto isso, no cenário internacional, as exportações e importações de arroz em casca permaneceram em alta durante o mês de maio. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 197,5 mil toneladas de arroz em maio, registrando um aumento de 44,6% em comparação com abril de 2023, e um crescimento significativo em relação às 39,69 mil toneladas de maio do ano passado.

As importações totalizaram 127,8 mil toneladas em maio, apresentando um aumento de 13% em relação ao mês anterior e um incremento de 24% em relação a maio de 2022.