Na manhã desta sexta-feira (07/07), o Governador Rafael Fonteles marcou presença em União (PI), para o início da colheita de cana-de-açúcar da temporada 2023/2024. A solenidade ocorreu na Usina COMVAP, pertencente ao Grupo Olho D’água, que está prevista para produzir 1,5 milhão de toneladas de cana nesta safra.
A celebração do início da safra, conduzida pelo Grupo Olho D’água, incluiu visitas ao campo e à indústria, apresentações sobre a produção de açúcar e álcool no Piauí, além de discussões sobre energia renovável derivada do bagaço de cana e futuros investimentos. A ocasião também revelou números promissores de emprego: a empresa já emprega mais de 10 mil pessoas, diretamente e indiretamente.
Neste contexto, Fonteles salientou seu compromisso com o fortalecimento de laços e negociações com o setor privado. O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas que potencializam a produção local, bem como a geração de empregos e renda para a população do Piauí. “Temos aqui um trabalho de agroindústria muito relevante, que agrega valor à produção local e, sobretudo, gera empregos. Então, parcerias como essa com o setor privado só têm a agregar ao Piauí”, afirmou Fonteles.
Por sua vez, Luiz Fernando, diretor industrial da COMVAP, enalteceu o crescimento contínuo da produção na usina. Ele afirmou: “Hoje, produzimos cinco vezes mais em relação ao período em que chegamos aqui. Agora, uma das próximas metas é exportar a nossa produção e, consequentemente, gerar cada vez mais empregos e renda. Com a chegada do Porto de Luís Correia e com o apoio do Governo do Estado, acreditamos nessa possibilidade”.
Grupo Olho D’água (COMVAP)
O Grupo Olho D’água opera no Piauí desde 2002, após assumir a administração da Usina COMVAP em União. Produzindo etanol, açúcar e energia limpa, a empresa abastece não apenas o Piauí, mas também os estados do Maranhão e Ceará. Durante sua atuação no Piauí, o grupo experimentou várias evoluções, diversificando sua produção e investindo em tecnologias de ponta. Atualmente, gera mais de 3.500 empregos diretos no Piauí anualmente, que, somados aos indiretos, totalizam cerca de 10 mil empregados.
Fonte: Governo do Piauí.