Produção Agrícola

Ritmo de colheita do café está mais lento, mas há otimismo em relação à qualidade dos grãos

De acordo com o Cepea, até o final da última semana, a colheita do café robusta já atingia 22% do volume total previsto no Espírito Santo e 60% em Rondônia

Colheita de café. Foto: Hunter por PixaBay.

A colheita do café na safra 2023/24 está em andamento nas principais regiões produtoras do Brasil, porém em um ritmo ligeiramente mais lento em comparação ao ano anterior.

Especialistas consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmam que a qualidade dos grãos recebidos nas unidades de classificação tem sido alta. Quanto à quantidade produzida, ainda não há um consenso sobre o tamanho exato da safra, mas muitos acreditam em uma recuperação após a quebra ocorrida em 2022/23.

De acordo com o Cepea, até o final da última semana, a colheita do café robusta já atingia 22% do volume total previsto no Espírito Santo e 60% em Rondônia. No caso do café arábica, cerca de 20% da quantidade esperada já havia sido colhida em Garça (SP), enquanto nas Matas Mineiras o percentual alcançava 17%.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Cepea.