O plantio de soja no estado do Paraná atingiu 20% da área estimada de 5,8 milhões de hectares na última semana, com um ritmo considerado um dos mais rápidos da história para esse período. No entanto, os produtores estão preocupados com a seca em algumas regiões do estado.
Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), 94% das lavouras estão em boas condições, enquanto 6% são classificadas como médias. A maior parte das plantações está na fase de germinação (52%), e o restante está em desenvolvimento vegetativo (48%).
A produção estimada para a safra é de 21,914 milhões de toneladas, cerca de 2% menor em comparação ao ano anterior, que registrou 22,378 milhões de toneladas.
A Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Aprosoja PR) relata preocupações entre os produtores em relação à disponibilidade de sementes em caso de necessidade de replantio. Em algumas áreas do estado, a onda de calor intensa causou falta de umidade suficiente para a germinação dos grãos.
Além disso, a Aprosoja PR mencionou que alguns lotes de sementes não apresentaram uma taxa de germinação satisfatória, aumentando a preocupação dos agricultores.
Fonte: canal rural