Comércio Exterior

Brasil conquista abertura de dois mercados na República Dominicana

Em 2023, os produtos agropecuários do Brasil já alcançaram a marca impressionante de 29 novos mercados abertos em regiões como Américas, Ásia, África e Oceania

Foto: Reprodução/Mapa.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) celebra a abertura de dois novos mercados para a exportação da proteína animal do Brasil. Após um meticuloso processo de revisão de certificados e auditorias presenciais, as carnes bovinas e suínas brasileiras agora têm luz verde para entrar na República Dominicana.

A República Dominicana, reconhecida como a segunda maior economia da América Central e Caribe, se destaca com um consumo anual estimado em 120 mil toneladas de importação de carnes. Este dado estatístico reforça o potencial da nação como destino relevante para as exportações de proteína animal do Brasil.

No início deste ano, em março, uma interação significativa entre as nações tomou forma. Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária, realizou um encontro com Patrícia Villegas de Jorge, embaixadora da República Dominicana no Brasil. O propósito da reunião estava centrado neste tema específico e, consequentemente, as discussões prosperaram, culminando no anúncio recente sobre a abertura do mercado.

Habilitações e avanços nas exportações

A sequência dessa conquista já mostra resultados tangíveis: pelo menos sete estabelecimentos brasileiros receberam habilitação para iniciar a exportação de carnes bovinas e suínas para o país caribenho. Além disso, outros estabelecimentos encontram-se em fase de análise.

Esta conquista não é um evento isolado. Em 2023, os produtos agropecuários do Brasil, buscando diversificar seus destinos, alcançaram a marca impressionante de 29 novos mercados abertos em regiões como Américas, Ásia, África e Oceania.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Mapa.