Comércio Exterior

Exportações brasileiras de carne suína crescem em abril

Isso se deve a fatores como questões sanitárias em mercados asiáticos e a abertura de novos mercados para a carne suína brasileira

Produtos de carne suína. Foto: Reprodução/3Três3.

As exportações brasileiras de carne suína, incluindo produtos in natura e processados, somaram 104,5 mil toneladas em abril, um aumento de 16,6% em comparação ao mesmo período de 2022, com 89,7 mil toneladas embarcadas.

Em termos de receita, as exportações atingiram US$ 251,3 milhões em abril, um aumento de 29,9% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram exportados US$ 193,4 milhões.

De janeiro a abril de 2023, as exportações de carne suína brasileira totalizaram 379,4 mil toneladas, um aumento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2022, com 327,3 mil toneladas embarcadas.

A receita também apresentou um aumento de 29,7%, totalizando US$ 897,7 milhões nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação aos US$ 692 milhões do mesmo período de 2022.

A China continua sendo o principal destino da carne suína brasileira, com 143,2 mil toneladas importadas entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período de 2022.

Hong Kong, Filipinas, Chile e Singapura também se destacaram, com aumentos de 24,8%, 19,5%, 69,3% e 18,7%, respectivamente.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, as vendas internacionais cresceram em oito dos dez maiores países importadores do setor.

Isso se deve a fatores como questões sanitárias em mercados asiáticos e a abertura de novos mercados para a carne suína brasileira.

Quando se trata da exportação por estado, Santa Catarina lidera com 207,2 mil toneladas exportadas entre janeiro e abril, um desempenho 13,7% maior em comparação com 2022. Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vêm em seguida.

Estimativas de crescimento

“A perspectiva de ampliação e abertura de novos mercados e a expectativa de manutenção dos volumes embarcados para a China e outros destinos importantes especialmente na Ásia, com destaque para mercados de alto valor agregado como Japão e Coreia do Sul apontam para níveis de exportação anuais em torno de 1,2 milhão de toneladas em 2023, o que faria o Brasil se aproximar ainda mais do terceiro maior exportador do mundo, o Canadá”, comentou Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.


Fonte: ABPA.