Pecuária

Produção de leite enfrenta crise e pequenos produtores buscam apoio

O presidente do sistema FAESP/SENAR, Tirso Meirelles, alertou para a crise enfrentada pela produção de leite em São Paulo e no Brasil, destacando os baixos preços pagos aos produtores e a concorrência de produtos importados.

Extração de leite de vaca. Foto: Wolfgang Ehrecke.

O presidente do sistema FAESP/SENAR, Tirso Meirelles, alertou para a crise enfrentada pela produção de leite em São Paulo e no Brasil, destacando os baixos preços pagos aos produtores e a concorrência de produtos importados. Ele ressaltou que os recursos anunciados pelo governo federal para socorrer cooperativas e pecuaristas ainda não foram efetivados.

Meirelles enfatizou a importância de medidas urgentes para evitar o colapso da produção nacional de leite, incluindo a definição de cotas para importação e a agilização do socorro aos pecuaristas. Ele alertou que muitos produtores estão desanimados e abandonando a atividade devido à falta de perspectivas e apoio governamental.

A FAESP está encaminhando ofícios ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) para reforçar os pleitos do setor. No ofício ao MAPA, solicitará a inclusão da pecuária leiteira nas medidas emergenciais anunciadas pelo ministro, além de políticas públicas estruturantes para o setor. No ofício à SAA, a Federação pedirá a urgência na publicação de um adicional de R$ 0,10 por litro de leite para os pequenos produtores, conforme compromisso declarado pela Secretaria.

Essas ações visam garantir o equilíbrio econômico dos pequenos produtores e fortalecer o setor da produção de leite em meio à crise enfrentada.


Fonte: Notícias Agrícolas