A delegação do governo brasileiro chegou a Tóquio neste domingo (23/03) com o objetivo de fortalecer os laços entre Brasil e Japão, ampliando acordos comerciais e promovendo investimentos, especialmente no setor agropecuário. A visita visa consolidar a Parceria Estratégica e Global entre os dois países, que completa uma década em agosto, além de celebrar os 130 anos das relações diplomáticas, iniciadas em 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

O embaixador Eduardo Saboia destacou que a viagem tem como foco impulsionar setores prioritários e abrir o mercado japonês para produtos brasileiros, como carne bovina e suína in natura. Também está prevista a ampliação das relações entre o Mercosul e o Japão, além de novos investimentos em parcerias público-privadas. O Japão, quarto maior investidor no Brasil, tem interesse em ampliar a cooperação, especialmente em áreas como robótica, ciências médicas e energias renováveis.
A cooperação entre os países, que já dura mais de 60 anos, inclui parcerias no setor de mineração, siderurgia e agricultura, além de uma agenda robusta de ciência, tecnologia e inovação. A visita também abre portas para a colaboração em projetos de descarbonização, como o uso de etanol na aviação e biomassa para geração de eletricidade, fortalecendo a relação econômica e tecnológica entre as duas nações.