Meio ambiente

Governador e futuro secretário da Semarh discutem integração ambiental e fundiária no Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reuniu-se na última quinta-feira (27/03) com Feliphe Araújo, atual presidente da Badespi e futuro secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O encontro abordou estratégias para fortalecer a gestão ambiental do estado, com foco na integração entre a Semarh e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). A …

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reuniu-se na última quinta-feira (27/03) com Feliphe Araújo, atual presidente da Badespi e futuro secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O encontro abordou estratégias para fortalecer a gestão ambiental do estado, com foco na integração entre a Semarh e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Reprodução/Govpi

A parceria entre os órgãos busca agilizar processos de regularização fundiária e ambiental, promovendo mais eficiência e segurança jurídica para produtores e comunidades. “Nosso compromisso é garantir que desenvolvimento e sustentabilidade caminhem juntos. A integração com o Interpi representa um avanço para a regularização fundiária e ambiental”, destacou Araújo.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, reforçou a importância da cooperação institucional. “Essa união dará celeridade aos processos e permitirá um crescimento ordenado e sustentável”, afirmou. O encontro também contou com a participação do auditor ambiental Felipe Gomes e do procurador-geral do estado, Fagner José.

A Semarh tem intensificado suas ações para promover a sustentabilidade. O programa Piauí Pet Castramóvel realiza castrações gratuitas de animais de rua, ajudando no controle populacional. Além disso, o uso de drones na fiscalização ambiental aumentou em 166% as operações e em 767% a emissão de autos de infração.