Selo internacional

Piauí conquista status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação

O Piauí alcançará, no fim de maio, um marco inédito para a pecuária estadual. Entre os dias 25 e 29, durante a 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, o estado receberá oficialmente o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação representa a consolidação de …

O Piauí alcançará, no fim de maio, um marco inédito para a pecuária estadual. Entre os dias 25 e 29, durante a 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, o estado receberá oficialmente o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação representa a consolidação de um esforço que já havia sido reconhecido em nível nacional em 2023.

Reprodução / GovPi

A comitiva brasileira que participará do evento será chefiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contará com a presença do secretário estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, que teve a viagem autorizada por publicação no Diário Oficial do Estado. O reconhecimento da OMSA permitirá ao Piauí acessar mercados internacionais de alto padrão sanitário, ampliando o potencial de exportação da carne bovina piauiense.

Reprodução / GovPi

Os indicadores do setor já refletem um cenário de expansão. Em 2024, o volume de comercialização de animais cresceu mais de 10%, com cerca de 500 mil cabeças negociadas. Um quarto desse total foi vendido para fora do estado. O abate também avançou, ultrapassando 100 mil cabeças e posicionando o Piauí entre os três estados com maior crescimento percentual no país nesse quesito.

Reprodução / GovPi

O novo status sanitário é fruto de uma estratégia coordenada entre produtores, governo estadual e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Com o selo internacional, o estado se insere de forma mais competitiva no mercado global de carne bovina, consolidando os avanços em sanidade animal e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.