Nesta sexta-feira (22/11), durante o café de lançamento da 73ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), o senador Marcelo Castro destacou os avanços e as perspectivas do estado no setor agropecuário. O evento, que já é reconhecido como a maior exposição agropecuária do Norte e Nordeste, reforça a posição do Piauí como um importante protagonista no cenário nacional.
“O Piauí é um estado que está crescendo muito, desenvolvendo muito a agropecuária. Nós já ultrapassamos a produção de 7 milhões de toneladas de grãos. Somos o maior produtor de grãos do Brasil e, agora, estamos partindo para o aperfeiçoamento, para a verticalização da produção”, declarou o senador.
O parlamentar enfatizou uma estratégia de agregar valor à produção agrícola. Segundo ele, a prioridade é deixar de vender os produtos in natura, como milho, soja e algodão, e investir na transformação desses itens em produtos de maior valor agregado, como carne suína, carne de frango e etanol. “As usinas para isso já estão sendo montadas no sul do estado. Essa é uma grande revolução para o Piauí”, afirmou.
Infraestrutura e Desenvolvimento
Além dos avanços na agroindústria, Marcelo Castro destacou os investimentos em infraestrutura, deixando que ainda há desafios a superar. “A nossa infraestrutura não é a ideal, mas melhorou muito. E dentro de dois a três anos, eu afirmo aqui com segurança: será o melhor do Brasil”, declarou, reforçando o compromisso com o progresso da logística necessária para atender ao crescimento do setor agropecuário.
Expoapi: Vitrina do Agro Piauiense
A Expoapi tem um papel central na celebração e no fortalecimento do agronegócio no estado. O evento reúne produtores, investidores e o público em geral, promovendo negócios, inovações tecnológicas e iniciativas que impulsionam o setor.
Com a verticalização da produção e melhorias em infraestrutura, o Piauí caminha para consolidar sua posição como um dos estados mais promissores do país no agronegócio, refletindo um futuro de crescimento econômico e sustentabilidade.