Após concluir uma rodada de financiamento de 36 milhões xFarm traça sua estratégia de expansão dos negócios em territórios fora da Europa

Após concluir uma rodada de financiamento de 36 milhões, em setembro passado, a italiana xFarm Technologies, de tecnologia para análise de dados no campo, traça sua estratégia de expansão dos negócios em territórios fora da Europa, e o Brasil é uma das prioridades.
O Sistema de Informação de Gestão Agrícola (FMIS), da xFarm, que utiliza inteligência artificial para monitoramento das propriedades, está presente em sete milhões de hectares no mundo, distribuídos em mais de 100 países e em 450 mil fazendas, de acordo com o CEO Matteo Vanotti. O Brasil é a segunda maior área de interesse da empresa, com 18% dos usuários atendidos, atrás da Europa que responde por 68%.
Embora o Brasil e a América Latina ainda representem uma parcela menor do negócio da companhia, Vanotti enxerga um protagonismo crescente do país no agronegócio. “Observamos que os agricultores brasileiros já estão avançados em várias técnicas agronômicas e estão prontos para liderar essa 4ª revolução agrícola que está acontecendo com a digitalização”.
A ferramenta desenvolvida pela xFarm ajuda produtores rurais a gerenciarem suas operações agrícolas dentro da fazenda. Com sensores, dados de satélite e inteligência artificial, a plataforma permite que produtores acompanhem em tempo real o status de suas lavouras e façam ajustes na irrigação, fertilização e controle de pragas, por exemplo, segundo a empresa.
O agricultor também pode inserir informações adicionais na interface para facilitar a visualização completa do monitoramento.
Segundo Vanotti, a empresa tem o compromisso de customizar soluções para atender às “necessidades específicas dos agricultores brasileiros”, principalmente considerando o gargalo da conectividade no campo. Entre as culturas de interesse da xFarm para atuar no Brasil estão a soja, frutas tropicais, pecuária, laticínios e cereais.
O aporte será destinado ao desenvolvimento de produtos e à internacionalização da empresa com novas contratações e parcerias estratégicas, incluindo o Brasil. Atualmente, a xFarm tem 10 funcionários no país.
Em maio, a companhia firmou parceria com a Bunge para o Programa de Agricultura Regenerativa da multinacional. O objetivo é obter informações sobre as lavouras de fornecedores da Bunge, com dados coletados em campo, por sensores e imagens de satélite.
Até o momento, segundo o CEO da xFarm, são cerca de 50 mil hectares em áreas monitorados. A pretensão da Bunge é alcançar 600 mil hectares de áreas de culturas como soja, milho, trigo e outras sementes até 2026.
“Embora ainda estejamos nos estágios iniciais de nossa expansão aqui, o Brasil é central para nossa estratégia de crescimento a longo prazo, e estamos comprometidos em investir na região”, afirma.
Na Europa, a xFarm opera na Suíça, Itália, Espanha, França, Alemanha, Polônia e Reino Unido. Com o novo aporte, países da América Latina, Índia, Turquia e EUA são os novos alvos da empresa.
A captação recém-concluída é a terceira, após a rodada Série B de 17 milhões em 2022 e a primeira rodada de 3 milhões em 2019. O movimento foi liderado pela empresa global de investimento em tecnologia Partech e teve a participação da Mouro Capital, empresa de capital de risco de Londres.