Energia

Consultoria CELA divulga índice de custo de produção de hidrogênio verde no Brasil

Ferramenta da consultoria cruza dados de investimento, tributação e recursos renováveis em diferentes estados do país

A consultoria CELA (Clean Energy Latin America) apresentou o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) para diferentes estados do Brasil. A nova ferramenta, denominada Índice LCOH Brasil da CELA, será atualizada semestralmente e foi elaborada a partir da modelagem exclusiva e vasta experiência da consultoria em H2V no país.

O índice de custo de produção de hidrogênio verde leva em conta as particularidades tributárias do Brasil, bem como os recursos renováveis, como energia solar e eólica, utilizados na eletrólise para separar o hidrogênio e o oxigênio da água, além dos aspectos logísticos, incluindo dados de investimento em instalações, operação e custo de capital.

Na primeira edição do Índice LCOH Brasil da CELA, observa-se que já é viável produzir hidrogênio verde no Brasil com um custo nivelado variando entre USD 2,87/kg e USD 3,56/kg nos dias atuais, em algumas localidades estratégicas. Contudo, por meio de otimizações e incentivos, esses valores podem ser reduzidos a até USD 1,69/kg, tornando-os altamente competitivos em relação ao hidrogênio cinza, proveniente de fontes fósseis e poluentes.

Segundo a CEO da CELA, Camila Ramos, o índice será uma ferramenta valiosa para embasar decisões de investimento em plantas de H2V no Brasil, proporcionando maior segurança em termos de viabilidade econômica e atratividade do projeto. Ramos enfatiza a importância da escolha da localização, dependendo do mercado consumidor do hidrogênio verde e das condições técnicas e regulatórias do estado, fatores determinantes para a viabilidade financeira do projeto.

A executiva acrescentou que o Índice LCOH Brasil também pode ser um guia valioso para aprimoramentos técnicos e financeiros de projetos, além de fornecer um sinal claro às autoridades brasileiras sobre a relevância de novos estímulos para a produção de hidrogênio verde no país.

O Índice LCOH Brasil pode ser acessado por meio do site oficial.


Fonte: Portal Solar.